Meses Coloridos X Conscientização da População


Você já percebeu que não é apenas nos meses de outubro e novembro que se utiliza uma cor temática em campanhas para promover a prevenção de algumas doenças através da conscientização da população?

Conhecer a importância dos meses coloridos e qual a sua importância no calendário da saúde, entre outros,  é uma maneira de se engajar na prevenção de diversas doenças. Bora conferir!

💥 Janeiro Branco - Saúde Mental 

O objetivo é conscientizar a população sobre o cuidado com a saúde mental e a importância de buscar apoio psicoterapêutico. 

💥 Fevereiro Roxo – Doenças Neurológicas

O mês de fevereiro é importante para informar as pessoas sobre a fibromialgia, endometriose e Alzheimer, que são doenças de origem neurológica.

💥 Março Lilás – Câncer do Colo do Útero

É o mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

💥 Abril  Verde/Azul 

Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.5

Abril verde

A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) é um evento realizado pelas empresas durante o abril verde que conscientiza os trabalhadores sobre a importância da saúde e segurança no trabalho.

Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.

💥 Maio Amarelo – acidentes de trânsito

É o mês da conscientização sobre a conduta no trânsito para evitar acidentes e promover uma melhor relação entre motorista, motociclista, ciclista e pedestre.

💥 Junho Vermelho – Incentivo à doação de sangue

Doar sangue é uma necessidade — salva vidas. É para lembrar as pessoas de que a doação ajuda a todos e pode fazer a diferença na vida de quem recebe,

💥 Julho Amarelo – Hepatites virais

O amarelo aparece de novo entre as cores, mas dessa vez para tratar de hepatites virais. Só no Brasil, a hepatite B e C já se encontram em quase dois milhões de pessoas.

💥 Agosto Lilás/Dourado

Lilás – Violência contra a Mulher

Esse mês é conhecido por todo o Brasil como o período de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Dourado — Importância da Amamentação

A Amamentação ajuda na nutrição e imunização do bebê contra doenças respiratórias e alergias. É um direito de toda a mãe.


No Agosto Dourado, as organizações de saúde reforçam a necessidade e a importância de realizar a amamentação pelo menos até o 6º mês de vida da criança e, se possível, até os dois anos ou mais, segundo orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde).

A amamentação

💥 Setembro Amarelo – Combate ao Suicídio

Sendo um dos meses coloridos mais conhecidos, o setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio. 

Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade.

💥 Outubro Rosa – Câncer de Mama

Campanha conhecida mundialmente, desde os anos 90, com ações preventivas de conscientização e prevenção ao câncer de mama — o câncer que mais acomete as mulheres no mundo.

💥 Novembro Azul – Câncer de Próstata

Uma das cores mais importantes do ano, voltado para a saúde masculina, cujo objetivo é combater a conscientização do câncer de próstata e incentivar os homens a realizarem os exames preventivos.

💥 Dezembro Laranja – Câncer de Pele

O mês tem como foco conscientizar as pessoas sobre o câncer de pele já que o sol pode danificar a pele e causar câncer.

Tags: Câncer de mama, câncerde próstata, câncer de pele, câncer do colo do útero, suicídio, amamentação, autismo, doação de sangue, doenças neurológicas

Beijos,  Jardim da GG