ÁGUA – Bora economizar?

O Dia Mundial da Água, celebrado mundialmente em 22 de março, leva-nos a refletir sobre os problemas hídricos enfrentados atualmente e sobre a importância do uso consciente desse recurso. Também, sobre os deveres de cada setor da sociedade para inibir a má utilização da água e garantir sua preservação.

É notório que todos nós, sem exceções, temos uma parcela de responsabilidade e podemos contribuir de inúmeras formas, as quais  podem fazer uma grande diferença para aproveitar melhor o que é consumido desse precioso recurso.

Na verdade, na rotina atribulada em que vivemos gastamos muito mais água do que deveríamos e só nos damos conta disso quando recebemos a conta no fim do mês. Ou ainda, quando começamos a sofrer com a escassez de água – situação iminente a todos, se não fizermos nada para reverter o consumo excessivo desse recurso.

O fato é que eu e você, todos sem exceção, já conhecem uma ou outra atitude que pode ajudar a economizar água em casa ou no trabalho. Mas a pergunta é: Estamos, de fato, colocando em prática “pelo menos um pouco” de tudo o que sabemos?

Confira algumas dicas nas quais eu, você e todos os demais podemos economizar no uso diário, adotando medidas para o reaproveitamento de água e assim evitar o consumo abusivo.

💎 Reduzir seu banho de 20 para 5 minutos, pode economizar até 90 litros de água.

💎 Escovar os dentes com a torneira aberta equivale a desperdiçar 12 litros de água. Se mantiver a torneira fechada, você consome menos de 2 litros.

💎 Regular o tempo de torneira aberta ao lavar a louça durante 15 minutos pode gerar até 20 litros de economia.

💎 Utilizar água no balde para lavar o carro pode fazer você utilizar 40 litros de água, enquanto você gastaria mais de 200 litros se usasse a mangueira um pouco aberta durante 30 minutos.

💎 Acompanhar variações na conta de água, pode identificar possíveis vazamentos, como: manchas de umidade nas paredes, se o hidrômetro se altera com as torneiras e registros fechados.

💎 Ao usar eletrodomésticos, eletrônicos e iluminação com consciência, você também contribuirá na economia de recursos hídricos, já que a maior parte da energia do Brasil é gerada nas usinas hidrelétricas, e o seu potencial está associado à vazão do rio e à quantidade de chuvas.

💎 Vasos sanitários que têm caixas de água acopladas gastam menos água nas descargas do que aqueles em que os dispositivos ficam na parede. Válvulas com duplo acionamento também ajudam a economizar água.

💎 Redutores de vazão nas torneiras e chuveiros podem reduzir em até 25% o gasto de água nas torneiras.

💎 Reaproveitar a água que vai para o ralo reutilizando-as de outras maneiras, favorece o aproveitamento daquilo que consumimos.

💎 Água da chuva. Verifique a possibilidade da instalação de um sistema de reaproveitamento de águas pluviais em casa. Essa água não é potável, mas pode ser utilizada, por exemplo, no vaso sanitário, na irrigação de jardins e na lavagem de carros e calçadas.

💎 Utilizando a máquina menos vezes usando a capacidade máxima da lavadora. Lembrando que é possível aproveitar a água do enxague, por exemplo, para lavar o quintal ou a área de serviço.

💎 Água do chuveiro pode ser reutilizada. O desperdício durante o banho é muito comum, principalmente da água fria que muitas vezes deixamos escorrer ao ligar o chuveiro, até o aquecimento completo. Essa água pode ser captada com um balde e reutilizada para limpeza do chão, lavar quintal e/ou regar plantas.

💎 Água da piscina em vez de descartar, é possível transferi-la para uma caixa d’água ou outro reservatório para reaproveitá-la depois nos mesmos fins citados. Se possível, instale um sistema de filtragem nesse reservatório e a água ainda poderá ser reutilizada para o enchimento da própria piscina. 

Beijos,  Jardim da GG

Fonte: Organização das Nações Unidas (ONU), Ministério do Meio Ambiente, Agência Nacional de Águas e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.