Coronavírus (COVID-19)


Olá, galera

Hoje vou falar sobre um dos assuntos mais comentados na internet: COVID-19, que mais uma vez, a evolução da doença e as questões relacionadas com a propagação mundial da pandemia tornaram este tema um dos mais importantes do momento.

➤ O QUE É O CORONAVÍRUS?
No final de 2019, um novo tipo de CORONAVÍRUS começou a deixar as pessoas doentes com sintomas semelhantes aos da gripe.  A doença é chamada doença de COVID-19 para abreviar CORONAVÍRUS-19, que causa infecções respiratórias. É um vírus que se espalha facilmente e está afetando muitas pessoas no mundo todo.

QUAIS SÃO OS SINAIS E SINTOMAS DO CORONAVÍRUS?
O COVID-19 pode causar os seguintes sintomas:
😷 Febre
😷 Tosse
😷 Respiração curta ou dificuldade para respirar
😷 Calafrios
😷 Dor muscular
😷 Dor de cabeça
😷 Dor de garganta
😷 Perda de olfato ou paladar
😷 Arrepios

É importante citar que algumas pessoas infectadas não desenvolvem os sintomas e nem se sentem mal. Idosos, pessoas com diabetes, pressão alta e outros problemas cardiovasculares são mais suscetíveis a desenvolver sintomas sérios.

 COMO O CORONAVÍRUS SE ESPALHA?
Qualquer um pode pegar o CORONAVÍRUS de outras pessoas que tenha o vírus. Isso acontece quando uma pessoa infectada espirra ou tosse, envia pequenas gotas para o ar. Elas podem pousar no nariz, boca ou olhos de alguém próximo ou serem inspiradas.

As pessoas também podem ser infectadas com um simples aperto de mão, ou se tocarem numa gota infectada em uma superfície e depois tocarem seu próprio nariz, boca ou olhos.

Especialistas estão analisando se o vírus pode se espalhar pelas fezes (cocô).

➤ O CORONAVÍRUS É PERIGOSO PARA AS CRIANÇAS?
Os especialistas ainda estão estudando sobre o COVID-19. Há muito menos casos do vírus relatados em crianças. A maioria deles pegou a infecção de alguém com quem morava ou de um membro da família.

O vírus geralmente parece causar uma infecção mais leve em crianças do que em adultos ou idosos. Mas houve casos de crianças desenvolvendo sintomas mais graves, algumas vezes várias semanas após serem infectadas pelo vírus.

É recomendado ligar para o seu médico se alguém da sua família tiver febre, tosse, dor de barriga, vômito, diarreia, erupção cutânea, tontura ou apenas não estiver se sentindo bem.

Informe também ao médico se alguém da família estiver perto de alguém com COVID-19, ou morou, ou viajou para uma área onde muitas pessoas têm o CORONAVÍRUS.

É importante verificar se as crianças de sua família têm todas as vacinas, por que se  elas tiverem sintomas de outra infecção podem ter mais dificuldade em melhorar se pegarem o COVID-19.

 COMO É TRATADO O CORONAVÍRUS?
A maioria das pessoas com COVID-19, incluindo crianças, não tem problemas sérios. Eles geralmente melhoram com descanso e líquidos. Mas é importante manter as crianças com COVID-19 afastadas de outras pessoas que possam ter mais dificuldade com o vírus.

As pessoas que estão muito doentes recebem atendimento em um hospital com ajuda respiratória, fluidos intravenosos e outros tratamentos.

➤ COMO POSSO ME PROTEGER E PROTEGER MINHA FAMÍLIA DO CORONAVÍRUS?
😷Fique em casa e tente ficar pelo menos 2 metros de distância de outras pessoas.

😷Evite outras pessoas, especialmente aquelas que estão doentes, e lugares ocupados até que o surto esteja sob controle.

😷Lembre-se de que o COVID-19 pode se espalhar antes que uma pessoa tenha sintomas e mesmo quando alguém não apresenta sintomas.

😷Se você precisar sair, máscaras faciais em adultos e crianças com mais de 2 anos de idade podem ajudar a retardar a propagação do vírus.

😷Não use uma máscara facial destinada a um profissional de saúde, pois ela é necessária em hospitais e consultórios médicos.

😷Lave bem as mãos e com frequência. Lave por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou use desinfetante para as mãos com pelo menos 70% de álcool.

😷Ensine as crianças da sua casa  a fazer o mesmo.

😷Tente não tocar nos olhos, nariz ou boca.

😷 Use um limpador doméstico ou um pano para limpar e desinfetar superfícies e objetos que as pessoas tocam muito.

😷Siga as recomendações da sua autoridade de saúde local, especialmente se houver pessoas com CORONAVÍRUS na sua área.


,

➤ ONDE POSSO APRENDER MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS?
😷 WHATSAPP:(61) 99289-4640 ou LIGUE 136

Fonte:
Kidshealth.org