Meu Avô Grego

Oi, pessoal

Hoje vou falar sobre o livro Meu Avô Grego de Alexandre Kotolias,  ilustrado pelo brasileiro Marcelo Lelis (Lelis) e faz parte da coleção Imigrantes do Brasil.

O livro fala sobre Petros significa Pedro em português) que é avô de Apolo, Adonis e Ártemis. O papou (que significa avô em grego e se pronuncia papu ) revela aos netos sua jornada,  a história da Grécia e da mitologia grega.

Apolo aprende com seu papou sobre suas origens, a importância da Grécia na história da civilização e, principalmente, o valor da família, que é o mais importante.

Apesar de sua mãe ser Brasileira  nascida no Rio de Janeiro, ela se interessa muito pelas coisas da Grécia, principalmente pelas histórias da Grécia Antiga. 

Para comemorar os 50 anos do Petros no Brasil  fizeram uma festa num clube. Assaram um cabrito inteiro e jogaram pratos que é uma tradição que significa que eles estavam felizes e também  dançaram ao som de músicas gregas.

Um  dia  papou  resolveu visitar a Grécia  e rever sua terra e sozinho. Ficamos com medo de que não voltasse mais. Mas voltou e voltou muito feliz nos contando que até reencontrou dois amigos de infância.

Também nos contou que se emocionou muito ao rever sua pequena aldeia com casinhas brancas com porta azuis, que ficava de frente para o mar com águas muito azuis e também visitou Atenas e foi a Acrópole para visitar o Partenon (templo dedicado à deusa grega Atena) e outros templos.

Mas o que nos deixou muito felizes foi quando disse que tinha adorado ir à Grécia e que pretendia voltar mais vezes, mas o lugar dele é no Brasil, junto dos seus netos e da família.

Eu li e adorei o livro. Vale a pena ler porque as figuras são muito coloridas, divertidas e nos dão uma ideia de como era a vida naquela época.

Uma das figuras que me chamou a atenção foi a do cultivo das uvas, porque me fez recordar uma das histórias que minha avó me contou sobre como faziam o vinho em Portugal. Para mim foi como se eu estivesse lá pisando uvas, em Portugal, junto com minha família.

[...] – A uva era quase toda para fazer vinho. Logo depois de colhida, era jogada dentro de uma espécie de tanque de madeira. Parentes e amigos eram chamados, todos lavavam os pés e ficavam pisando nas uvas, por horas, enquanto conversavam, cantavam e dançavam. Faziam isso para espremer as uvas e depois fazer o vinho.

Percebi também que o livro me forçou a pesquisar mais sobre a história da Grécia e que tenho muito que pesquisar,  ler e aprender.

Curiosidades: 
☺  Yasou
Em grego se pronuncia yássu que é usada para falar oi, como vai ,olá e também para se despedir (tchau ou até logo).

☺  Yamas serve para desejar saúde a quem espirra e para brindar.

☺ As olimpíadas  surgiram na Grécia Antiga há maus de 2.700 anos eram realizadas de quatro em quatro anos na mesma cidade Olímpia.

☺ Os esportes mais conhecidos eram corridas,  salto em distância  e lançamento de discos e dardos, e vários tipos de lutas.

☺ As corridas de charretes leves, de duas rodas, puxadas por dois cavalos e deixavam torcedores animados.

Nas festas gregas, é comum assar um carneiro ou  cabrito no espeto. Mousaka, Tzatziki e Spanakopita são alguns pratos típicos  do cardápio grego.

Segundo a tradição grega, o filho tem o primeiro nome igual ao do avô paterno, e o nome do meio igual ao do pai.

Um pouco sobre o autor 
Alexandre Kotolias nascido no Rio de Janeiro , em 1949. Filho de pai grego, Johnny, e mãe  brasileira,  Gilda. E formado em Relações Internacionais pela San Francisco State University e em Marketing pela Universidade da Califórnia.


Hoje atua como consultor de empresas e tradutor, vive no Rio de Janeiro é  casado com a psicóloga Vera Ferreira Kotolias com quem tem uma filha Alexandra.

BeijosGG