Festas Juninas

As festas juninas estão chegando!  Este é o momento de pegar emprestada a camisa xadrez da mamãe, o chapéu de palha do vovô e se preparar para arrasar na festa do arraiá  que geralmente tem fogueira, bandeirinhas, quadrilha, uma boa comilança e, claro, muitas brincadeiras!

Você sabia que a festa junina ou joanina - nome original – foi trazida pelos colonizadores portugueses e é um dos símbolos da cultura brasileira.  Por isso junho e julho são os meses para comemorar as festas juninas com comidas típicas, decorações alegres, danças e muitas brincadeiras.

Muitas vezes as festas juninas também chamadas de quermesses são realizadas nas igrejas, escolas, clubes. Têm barracas de sorteios, jogos com prêmios, vendas de quitutes típicos de cada região, tais como: milho verde, salsicha, pamonha, bolinho caipira, pipoca, vinho quente e quentão.  Estas festas juninas são consideradas festas de caridade, porque contribuem para alguma causa solidária.

Para mim, festas juninas significa comer guloseimas gostosas que só encontramos nessa época, dançar quadrilha, pular a fogueira, e divertir-me muito com brincadeiras tradicionais ao lado de meus amigos da escola.

Entre as brincadeiras das festas juninas, uma que acho muito divertida para as crianças e adultos é o correio elegante.

Veja como brincar:
Tudo o que você precisa é de: papéis recortados (normalmente no formato de coração), caneta, uma cesta para carregar os bilhetinhos e uma pessoa para levar e trazer os recados.

Corte cartolinas ou folhas coloridas, no tamanho aproximado de 10 x 8 cm, em forma de livrinho ou de coração.

Glitter, canetinhas coloridas e outros para enfeitar os bilhetes.

  Uma cestinha para carregar os bilhetinhos.

A diversão está na troca de recadinhos entre os convidados,  que podem se identificar ou não ao escreverem frases engraçadas de amor ou de amizade.

Um dos organizadores da brincadeira deve ficar responsável pelo leva e traz dos bilhetes. 

A pessoa que manda o bilhete poderá pagar uma pequena quantia (depende do organizador da brincadeira) e se a outra pessoa  responder também deve pagar o mesmo valor. 


Divirtam-se!
Beijos GG♥