Adivinhas: Um Jogo para Divertir Crianças e Adultos.

Hoje vou falar sobre Adivinhas, Adivinhações ou O que é, o que é. Brincar de adivinhar é um dos jogos mais divertidos e inteligentes para desfrutar com a família e os amiguinhos.

As adivinhas são rápidas questões propostas para serem resolvidas, onde normalmente a lógica não está presente. Geralmente diferem de uma região para outra.

É um brincadeira muito legal que pode ser feita em casa, no colégio, na rua, na sala de espera do médico, nas festas de aniversário, no carro, no ônibus, no metrô, etc.

Para você se divertir selecionei algumas advinhas. D I V I R T A M-S E! 

Você sabe em que dia a plantinha não pode entrar no hospital?
Resposta: Em dia de plantão.

Se você mudar uma letra em meu nome, irá aparecer o nome do animal que é meu maior inimigo. Quem sou?
Resposta: o Rato

Qual é o animal que anda com as patas?
Resposta: o Pato

Qual o animal que inventou a fila?
Resposta: a Formiga

O que disse a zebra a uma mosca?
Resposta: Você está na minha lista negra.

Tem olhos de gato e não é gato.
Resposta: a Gata.

Qual é a mão que pesa mais?
Resposta: mão de ferro.

Quando Colombo descobriu a América, o que enxergou na mão direita?
 Resposta: os dedos.

Lindas janelas, abrem e fecham sem pôr as mãos nelas.
Resposta: olhos.

Dois vizinhos: Um não vai à casa do outro e os dois não se veem por causa de um morrinho, quem são eles ?  
Resposta: os olhos.

Qual a fruta que sem a primeira sílaba se torna parte do braço?
Resposta: Mamão.

  Tem pescoço e não tem cabeça, tem braços e não tem mãos e embora tenha peito, falta-lhe o coração.
Resposta: camisa.

O que é que enche a casa, mas não enche a mão?
Resposta: botão.

Enche uma casa completa, mas não enche uma mão. Amarrado pelas costas, entra e sai sem ter portão.
Resposta: botão.

 Qual o carro que todos sabem guiar?
Resposta: carrinho de mão.

 Qual a cidade do Estado do Tocantins que está em nossas mãos?
Resposta: Palmas.

Quem tem palma sem ter palmeira?
Resposta: mão.

Onde é que Deus sempre bota as mãos?
Resposta: nos braços.

 Qual a fruta que tem mão?
Resposta: limão.

 Qual a fruta, que sem a mão, diz que já leu?
Resposta: limão (li).

O que disse a buzina para a mão?
Resposta: Não me aperte que eu grito.

 Fininha como cabelo, brilhante como uma espada, brinca na mão da mocinha pelo pé amarrada.
Resposta: agulha.

Mais de vinte senhoritas, são mudas quando isoladas, mas dizem todas as coisas, quando estão de mãos dadas.
Resposta: as letras do alfabeto.

Sou cortês, atencioso e muito decente.  Vou ao salão, ao palácio, pela mão de muita gente.
Resposta: chapéu.

Fica cheio de boca para baixo e vazio de boca para cima?
Resposta: o chapéu.

Tem pés, tem mãos, tem olhos, orelhas e boca também; Não anda, não vê, não ouve e nem fala com ninguém.
Resposta: estátua.

Pendurado na parede, muito útil, dá sem ter as mãos e anda sem ter os pés.
Resposta: Relógio.

Venho nas ondas do mar, nasci na fresquidão, não sou água e nem peixe, mas sou tempero na mão.
Resposta: sal.

Na água nasci, na água me criei, mas se me jogarem na água,  morrerei.
Resposta: sal.

Cinco dedos numa mão, mas sem carne e osso. Quem sou?
Resposta: Luva.

Quem viaja se prepara para não ficar na mão, mas o que é necessário para se entrar num avião?
Resposta: Estar fora dele.

Quem inventou a fila?
Resposta: as formigas.

Na televisão cobre um país; no futebol, atrai a bola; em casa incentiva o lazer.
Resposta: a rede

Mantém sempre o mesmo tamanho, não importa o peso?
Resposta: a balança.

O que é que cai de pé e corre deitado?
Resposta: as gotas da chuva.

Tem cabeça, tem dente, tem barba, não é bicho nem é gente, o que é?
Resposta: alho

Tem chapéu, mas não tem cabeça; tem boca mas não fala; tem asa mas não voa?
Resposta: bule

O que a banana falou para o tomate?
Resposta: eu que tiro a roupa e você é quem fica vermelha.

O que é que dá um pulo e se veste de noiva?
Resposta: pipoca

Quando a gente fica em pé ele fica deitado e quando a gente fica deitado ele fica em pé?
Resposta: o pé.

Tem coroa mas não é rei, tem espinho mas não é peixe?
Resposta: abacaxi.

Qual o lugar em que todos podem sentar menos você?
Resposta: o seu colo.

O que é que anda com os pé na cabeça?
Resposta: o piolho.

É  irmã de minha tia e não é minha tia?
Resposta: minha mãe.

O que é, o que é: Que é meu, mas meus amigos usam mais do que eu?
Resposta: meu nome.

O Que é o que é: Estou no início da rua, no fim do mar e no meio da cara?
Resposta: A letra "r".

O que é que faz virar a cabeça de um homem?
Resposta: o pescoço.

O que é, o que é: que mesmo atravessando o rio consegue não se molhar?
Resposta: ponte.

Beijos,  GG